Caminhada Internacional na Natureza destaca Mandirituba a nível estadual

Este esporte que a cada dia ganha mais adeptos chegou forte em Mandirituba, atraindo milhares de caminhantes que vem em busca da contemplação das belezas naturais que o município oferece. Atualmente a terra da camomila, das abelhas nativas sem ferrão, das cachoeiras e de mais uma série de atrativos, está ranqueada na Anda Brasil, como o segundo município a atrair mais caminhantes durante o ano. Promovendo 4 etapas anualmente, Mandirituba conta em média com mais de 1mil participantes entre o público local, vindos de outras cidades e até mesmo de outros estados em também.

No próximo dia 24 de fevereiro o Circuito dos Faxinais que acontece na Localidade de Espigão das Antas em Mandirituba vai abrir o calendário estadual de caminhadas, nesta etapa o destaque fica por conta das trilhas ecológicas em meio a natureza, os animais de que são criados em ambientes comuns entre os proprietários, oferecendo uma maior área de convivência entre cavalos, porcos, aves, bovinos e demais criações que fazem parte do dia a dia dos moradores das áreas rurais do município. A caminhada Internacional na Natureza em Espigão das Antas conta também com belíssimas paisagens de serra e quedas d´agua que tornam a caminhada uma das mais belas da região.

Este evento que é realizado pela prefeitura de Mandirituba em parceria com a Emater, Anda Brasil e mais uma série de apoiadores oferece toda a infraestrutura de forma gratuita, contando uma grande equipa da prefeitura na área da saúde com ambulâncias de apoio, Guarda Municipal, equipe de apoio com servidores da secretaria de Indústria Comércio e Turismo, Agricultura e Meio Ambiente, Educação, Esporte e Cultura, Administração e Comunicação.

Além de fomentar o turismo da região, as caminhadas também promovem e valorizam os produtores da agricultura familiar, que oferecem seus produtos no dia do evento em suas barraquinhas da Feira Manduri, esta feira que acontece todas as sextas-feiras na Praça Bom Jesus no centro de Mandirituba, é instaladas nos domingos de evento nas localidades que sediam as etapas da caminhada, oferecendo aos caminhantes a oportunidade de provar as delícias feitas no campo, podendo ainda optar pelos alimentos da feirinha ou das organizações locais como clube de mães que preparam café da manhã e almoço a valores atrativos, onde a renda é convertida para benefício da própria comunidade.

Segundo os organizadores, a expectativa para esse ano é que o número de participantes cresça consideravelmente em relação as edições dos anos anteriores. Mais informações podem ser adquiridas pelas páginas oficias da prefeitura ou pelo telefone 41 3626-1122.