Com nova lei, empresas passam a ser fiscalizadas por Corpo de Bombeiros

Comerciantes e contadores, através da Prefeitura de Mandirituba e Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho estiveram reunidos com o Corpo de Bombeiros nesta quinta-feira (13), no Teatro Municipal, para discutir sobre a nova lei para emissão de alvará nas empresas.

A Lei 19.449/2018 que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2019, confere poder de polícia administrativa ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná. Com isto, a Corporação deixou de ser apenas prestadora de serviços para ter uma atuação fiscalizatória. Além disso, simplificou e reduziu os custos dos processos de abertura e regularização de empresas.

Como característica principal, irá reduzir a burocracia dos processos de abertura e regularização de empreendimentos de baixo risco e aumentar a segurança das edificações, estabelecimentos, áreas e eventos de maior risco.

Ao mesmo tempo em que a lei modernizou as normas, com a redução de exigências em projetos de baixo risco, criou facilidades de adequação daqueles que se encontram irregulares e amplia a capacidade de fiscalização justamente nos locais e eventos onde o risco é maior.

Segundo o Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Alex de Paula, “a nova lei trouxe maior agilidade na abertura e regularização de empresas, garantindo que o empreendedor venha a desenvolver suas atividades, gerando empregos e riqueza para o município. Por isso, é fundamental que as empresas estejam em situação regular, pois agora haverá fiscalização e cobrança de multas, em caso de irregularidades”, ressaltou Alex.