Mandirituba recebe Unidade Móvel Senac Paraná com cursos profissionalizantes gratuitos

Moradores de Mandirituba terão a oportunidade de se qualificar gratuitamente para o mercado profissional. A partir do dia 15, próxima quinta-feira, a Prefeitura de Mandirituba recebe inscrições para os cursos da Unidade Móvel do Senac PR: Produção de tortas doces e salgadas, Técnicas em padaria e Técnicas em confeitaria.

Parceria entre Prefeitura Municipal de Mandirituba, através da Secretaria de Assistência Social e Indústria, Comércio e Turismo, o objetivo é atender às demandas do mercado, qualificando gratuitamente a população de municípios paranaenses que não possuem unidades físicas do Senac.

As Unidades Móveis Senac PR são carretas-escola que levam cursos profissionalizantes a comunidades em todo o Estado, ampliando a cobertura regional da instituição, prioritariamente em localidades menos favorecidas. As aulas são ministradas em um moderno ambiente de aprendizagem, equipado com materiais específicos das áreas de formação oferecidas.

Segundo o Prefeito de Mandirituba, Luis Antonio Biscaia, “a parceria visa ampliar o acesso da população aos cursos profissionalizantes e de capacitação para possibilitar novas alternativas de geração de emprego e renda”, ressaltou.

Os cursos são oferecidos em dois períodos: manhã (das 8h às 12) ou tarde (das 13h às 17h), de segunda à sexta-feira.

As inscrições para as turmas da manhã devem ser realizadas no CRAS e para as turmas da tarde devem ser realizadas na Agência do Trabalhador de Mandirituba. O candidato poderá se inscrever em apenas 1 único curso. As inscrições encerram no dia 09/11 ou enquanto houver vagas.

É necessário o candidato levar no ato da inscrição RG, CPF e Comprovante de Residência.

A unidade móvel ficará na Praça Bom Jesus, Centro de Mandirituba. As aulas terão início no dia 16 de setembro e as vagas são limitadas.

Sobre os cursos

Curso – Produção de tortas doces e salgadas / PSG (80h)

Objetivo: preparar todos os doces e salgados.

Pré – requisito mínimo:

Idade mínima: 18 anos

Escolaridade: 6º ano do Ensino Fundamental

Possuir renda bruta mensal até 2 salários mínimos

Perfil do Aluno: Ao término do curso o aluno estará apto a preparar tortas doces e salgadas, de acordo com as Boas Práticas.

-higiene e apresentação pessoal;

-higienização dos utensílios, equipamento e ambiente de trabalho;

-conservação, armazenamento e prazo de validade dos alimentos preparados;

Massas e recheios:

-tipos de classificação;

-aroma, textura, cor e sabor.

Cocção:

-definição e classificação.

Curso – Técnicas em padaria / PSG (40h)

Objetivo: aplicar técnicas de padaria nas produções culinárias.

Pré – requisito mínimo: 18 anos

Escolaridade: 4º ano do Ensino Fundamental

Possuir renda bruta mensal até 2 salários mínimos

Perfil do Aluno: Ao término do curso o aluno estará apto a aplicar técnicas de padaria nas produções culinárias, de acordo com as Boas Práticas.

-higienização dos utensílios, equipamentos e ambiente de trabalho;

-conservação, armazenamento e prazo de validade dos alimentos preparados.

Preparo de pães:

-doces, integrais, rústicos, de forma, recheados, flavorizados.

Pães internacionais:

-argentino, austríaco, Frances, árabe, alemão, mexicano, entre outros.

Pães especiais:

– diet, light e sem glúten.

Curso – Técnicas de confeitara – PSG (40h)

Objetivo: aplicar técnicas de confeitaria nas produções culinárias

Pré-requisito mínimo:

Idade mínima: 18 anos

Escolaridade: 6º ano do Ensino Fundamental

Possuir renda bruta mensal até 2 salários mínimos

Perfil do aluno: Ao término do curso o aluno estará apto a aplicar técnicas de confeitaria nas produções culinárias, de acordo com as Boas Práticas.

-higienização dos utensílios, equipamentos e ambiente de trabalho;

-conservação, armazenamento e prazo de validade dos alimentos preparados.

Preparo de massas básicas, coberturas, recheios, bolos, biscoitos, sobremesas e outras receitas básicas utilizando as técnicas de confeitaria.