Ministério da Saúde alerta população do Paraná para tomar vacina contra a Febre Amarela

Nesta semana o Ministério da Saúde fez um alerta à população que ainda não se vacinou contra a febre amarela.

As regiões Sul e Sudeste estão no centro da atenção porque, segundo a pasta, 38 macacos contaminados morreram nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina.

O alerta se dá porque o número de pessoas vacinadas nas regiões Sul e Sudeste é baixo, o que contribui diretamente para os casos da doença.

Segundo dados do órgão, de julho de 2019 a 8 de janeiro deste ano, 327 casos suspeitos de febre amarela foram registrados na população. Desse total, 80 casos estão em investigação e um foi confirmado – a vítima morreu no Pará em decorrência da doença.

A febre amarela causa sintomas como dor de cabeça, febre baixa, fraqueza e vômitos, dores musculares e nas articulações. Em sua fase mais grave, pode causar inflamação no fígado e nos rins, sangramentos na pele e levar à morte.

Quem deve tomar a vacina

A vacina contra febre amarela é a medida mais importante para prevenção e controle da doença. O público-alvo para vacinação são pessoas a partir de nove meses de vida.

Reações

A vacina febre amarela é reconhecidamente eficaz e segura. Entretanto, eventos adversos podem ocorrer, como reações locais e sistêmicas, tais como febre, dor local, cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor no corpo), dentre outros. Atenção especial deve ser dada quando, após administração da vacina de febre amarela, a pessoa apresentar dor abdominal intensa.

Quem não deve tomar a vacina

Paciente com doenças renais ou cardiovasculares;

Transplantados e doadores de sangue ou órgãos;

Pessoas com sistema imunológico deprimido;

Pessoas com alergia a ovo e gelatina bovina;

Em outras situações sob orientação médica.

A Vigilância Sanitária alerta à população que, caso presencie algum macaco doente ou morto, avisar imediatamente o departamento através do telefone: (41) 3626-2086.

 

Voltar

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support