Mandirituba recebe três cursos em parceria com o SENAR/PR para fortalecer agricultura e piscicultura

Mandirituba recebe três cursos em parceria com o SENAR/PR para fortalecer agricultura e piscicultura

           Desde o início da semana, no dia 23 de junho, a Prefeitura de Mandirituba, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está promovendo três cursos de capacitação em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/PR). As formações são voltadas a produtores rurais e interessados em diversificar suas atividades no campo.

 

Entre os cursos oferecidos estão:

  • Piscicultura em tanques elevados – Este é o quarto curso da modalidade realizado no município apenas neste ano;
  • Piscicultura em tanques escavados – Chegando à sua segunda edição;
  • Curso de Cultivo de Mirtilo – Um curso piloto, inédito em Mandirituba, promovido em parceria com o SENAR/PR.

            A piscicultura, que consiste na criação de peixes em ambientes controlados, vem se destacando como uma alternativa sustentável e promissora para a geração de renda entre os agricultores familiares. Pensando nisso, a Secretaria de Agricultura de Mandirituba segue investindo em capacitações que aliem inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico.

       Os cursos acontecem na sede da Secretaria de Agricultura, junto ao Parque Municipal de Mandirituba. A capacitação aborda temas como os tipos de tanques (circulares, retangulares e hexagonais), manejo, estruturação, abastecimento, controle da qualidade da água e uso de tecnologias como os Sistemas de Recirculação de Água (SRA) e energia solar.

          Além da prática em tanques elevados, os participantes também estão aprendendo sobre os tanques escavados, conhecendo suas características, manejo adequado e diferenças em relação aos outros sistemas. Já o curso de mirtilo, uma cultura em expansão no Brasil, busca introduzir os participantes à produção desta fruta de alto valor agregado, abrindo novas possibilidades de cultivo na região.

        As capacitações são voltadas a agricultores familiares e demais interessados em iniciar ou expandir a produção de peixes e frutas no município. Os cursos são gratuitos e representam uma excelente oportunidade para quem busca alternativas de renda com baixo custo de implantação e grande potencial de retorno.

          Interessados em participar ou obter mais informações podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura pelo WhatsApp: (41) 97302-1355, com o diretor Marcelo Chemim.