Saúde realiza capacitação sobre Estratificação de Risco de pacientes

Saúde realiza capacitação sobre Estratificação de Risco de pacientes

Durante o mês de julho a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Consórcio Metropolitano de Saúde - COMESP, realizaram capacitação com os servidores da área da saúde, visando melhorias nos serviços prestados aos munícipes, estiveram presentes na capacitação médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, recepcionistas, farmacêuticos, responsáveis pelo transporte sanitário e pelos agendamentos.

 A pauta abordada foram as estratificações de risco populacional das 06 linhas do cuidado preconizadas pelo Estado do Paraná, e o fluxo dos encaminhamentos. As linhas de cuidados implementadas no consórcio são: Linha Materno Infantil, Linha Cuidado a Pessoa Idosa, Rede de Atenção as Condições Crônicas de Saúde Rede Hipertensão Arterial e Rede de Diabetes, Rede de Saúde Mental. Durante a capacitação foram abordados vários temas relevantes aos cuidados assim como o compartilhamento dos cuidados aos pacientes encaminhados ao ambulatório do consórcio.

A educação continuada tem como principal objetivo a Equidade uns dos principais princípios do SUS. Ou seja, dar oportunidade em tempo hábil aos pacientes que tem um grau de risco maior, tendo uma estratificação de qualidade. E também será de extrema importância aos munícipes e aos gestores saber a real situação da população mandiritubense, colocando uma classificação qualificada de sua população e reduzindo a demanda reprimida para as especialidades. A capacitação foi ministrada pela Enfermeira Elisabete Passig e Enfermeira Pryscylla Calixtro.

O Comesp é o consórcio da região metropolitana de Curitiba, com 28 municípios consorciados, com 1,7 milhões de pessoas, que atua na complexidade secundária de atenção no Sistema Único de Saúde (SUS).