Novo Castramóvel da Prefeitura deve iniciar atividades no segundo semestre e reduzir número de animais em situação de rua

Nesta segunda-feira (27), mais uma das aspirações da população de Mandirituba começa a tomar forma, o Controle Populacional de Animais Errantes com a entrega do CASTRAMÓVEL da Prefeitura.

O veículo foi adquirido com recursos do Ministério da Saúde, através de emenda parlamentar do ex-deputado Osmar Bertoldi, junto ao vereador Alex Simão (PTB).

A Secretária de Saúde, Daniele dos Santos, explica que os trabalhos de castração dos cães e gatos deverão ainda passar por algumas fases importantes. “Inicialmente, temos que ter a aprovação do nosso projeto pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná e, somete depois desse parecer, e possíveis alterações, poderemos realizar a licitação para a contratação de equipe especializada para os procedimentos. Deste modo, acreditamos que o Castramóvel só estará em pleno funcionamento no segundo semestre de 2020”, ressalta a secretária.

A Vigilância Sanitária, com a ajuda dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate a Endemias, já realizou, antecipadamente, uma estimativa dos animais domésticos e errantes do município, agilizando os passos a serem seguidos para colocar o projeto em prática e, desta maneira, reduzir o crescimento destes animais nas ruas.

Os donos de animais (cães e gatos) que tiverem interesse em fazer a castração podem realizar o pré-cadastro diretamente na Secretaria de Saúde e apresentar os documentos pessoais, RG e CPF e comprovante de residência.

A Secretaria de Saúde ressalta que a prioridade do programa de castração é atender animais da população que tenha benefícios sociais, organizações não-governamentais ligadas à proteção animal e protetores de animais independentes.

Serviço:

Rua Anita Muller Palú, nº 105 – Centro