Novo Decreto altera restrições ao comércio em Mandirituba

Informa sobre as novas medidas restritivas e de prevenção ao combate da pandemia da Covid-19 no município.

A decisão foi tomada com base na orientação da vigilância epidemiológica.

 

PRINCIPAIS AÇÕES

 

DECRETO N.º 674/2020, de 16/07/2020 – validade até 31/07/2020

 

Resultado da Reunião do Fórum Metropolitano de Combate a COVID-19 – Extraordinária realizada em 15/07/2020

em parceria com o Governo do Estado.

 

  1. Todos devem obrigatoriamente usar máscara;
  2. Suspensão de eventos, de qualquer natureza, tais confraternizações, reuniões de pessoas, jogos de futebol, sinuca e similares ou qualquer outro tipo de aglomeração;
  3. Proibidos os encontros ou reuniões que envolvam crianças e adolescentes, população do grupo de risco para a doença causada pelo coronavírus, como pessoas acima de sessenta anos, com doenças crônicas, com problemas respiratórios, gestantes e lactantes.

 

  1. Empresas comerciais de nosso município deverão:

Proibir o fornecimento de itens comuns de difícil controle de higienização, como garrafas de café, chimarrão, tererê, água, para evitar aglomeração nesses locais específicos e da contaminação através desses utensílios e assemelhados;

higienização das mãos obrigatório com álcool gel;

Proibido o ingresso de pessoas com mais de 65 (sessenta e cinco) anos e crianças com menos de 11 (onze) anos.

Permitido somente o ingresso de um membro de cada família ao interior dos comércios.

– Mercados fecham aos domingos e feriados

 

– Ficam SUSPENSAS as atividades de ESCOLAS e CRECHES, que deverão permanecer com seus estabelecimentos fechados, como medida de isolamento, tendo em vista ser ambiente de alto índice de aglomeração.

– Bares ficam fechados nos domingos e feriados, e poderão funcionar de segunda a sábado das 10:00h até as 19:00h, para no máximo 30% de sua capacidade normal.

– Permitida a realização de missas e cultos religiosos desde que cumpridos os requisitos do artigo 5º, I do decreto, mantendo distanciamento de dois metros e meio de cada pessoa, bem como obrigatoriamente TODOS devem fazer uso de máscara, e utilizar no máximo 30% da capacidade total do ambiente (templo/igreja). Domingos e feriados fica suspensa qualquer atividade de aglomeração em igrejas e templos religiosos.

– Clínicas de fisioterapia, estúdio de pilates, academias, salas de ginástica ficam suspensas atividades aeróbicas, esportivas e que envolvam lutas ou qualquer outra que possua contato físico com outra pessoa.

 

  1. O descumprimento pode resultar em suspensão de atividades autorizadas pelo Alvará de Licença e até cassação do Alvará e fechamento do estabelecimento, com aplicação de multas, podendo existir auxílio da força policial e da Guarda Municipal.

 

  1. Qualquer cidadão poderá realizar denúncia sobre o descumprimento do decreto, podendo ainda fazer uso provas (fotografias e vídeos), vedada denúncias anônimas, evitando trotes e denúncias falsas.

 

Leia o Decreto na íntegra

 

Voltar

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support