Oficina de Pintura em contraturno escolar: educando através da arte

Muita cor, trabalho em equipe e criatividade. Durantes as terças-feiras, na Escola Nossa Senhora do Rocio, no Espigão das Antas em Mandirituba, estes são os elementos necessários para as aulas da Oficina de Pintura.

Desde maio as aulas são ministradas pela Professora Joice Rocha Zappe aos alunos dos 5º anos, nas terças-feiras, em contraturno escolar. Segundo a Professora “a ideia surgiu com o intuito de trabalhar com os alunos algo extremamente atrativo, cativante e que normalmente se tem dificuldade em trabalhar em sala de aula”. Atualmente a Oficina conta com 16 anos e já possui fila de espera.

“A pintura é muito importante para o desenvolvimento das crianças. Além de trazer todos os benefícios de uma atividade que trabalha com coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial, a pintura é uma atividade social que transmite uma sensação de bem-estar psicológico e permite uma melhor autoestima”, explica Joice.

Durante a elaboração do projeto foi pensado em fazer algo que partisse da Pré-história até a Arte Contemporânea.

Toda aula (oficina) é realizada uma explicação oral expositiva do que será trabalhado e porquê (nada teórico apenas prático). Segundo Joice, “este é um momento de fundamental importância pois é a hora que os alunos compreendem a História da Arte ou Técnica aplicada”.

 

Atividades desenvolvidas durante a oficina:

✓Técnica de pintura em madeira com tinta de tecido.

✓Técnica de pintura em tecido com giz de cera.

✓ Técnica de pintura com Carvão em papel.

✓Técnica de pintura com giz pastel em papel casca de ovo.

✓Técnica de pintura em prato de papelão com tinta guache e com tinta de tecido.

✓ Como realizar um degradê com tinta .

✓ Pintura. Figura×fundo.

✓Pintura em relevo.

✓Pintura texturizada.

Enfim todas as formas possíveis de pintura.

 

Os desenhos que aparecem nas atividades são todos feitos através de stencil. O stencil é feito com RX velhos, os quais são lavados com água sanitária, depois recortados dando forma ao desenho. Os moldes são preparados pela Professora e os materiais utilizados nas oficinas são fornecidos pela escola que abraçou a ideia.

“Como educadora me sinto realizada em proporcionar algo aos alunos que jamais teriam esta oportunidade. Os anos iniciais é uma época de descobertas, aventuras e magia… É nessa fase que terão os primeiros contatos com as linguagens da arte e cabe ao educador valorizar os conhecimentos e a criatividade que elas mostram em suas produções e compreender a importância existente na hora de explorarem, pesquisarem e criarem, além de aprenderem a trabalhar em equipe ”, ressaltou Joice.

A Professora, que demonstra seu amor pelo projeto, pensa em estender para o campo artesanal.

Para a Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Maraci Nickel, “projetos diferenciados e inovadores, no horário inverso ao da escola regular, ampliam os conhecimentos e repertórios dos estudantes”.

 

Voltar

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support