Prefeitura realiza palestra com tema “Falando abertamente sobre Suicídio”

A Prefeitura de Mandirituba em parceria com o Consesp (Conselho das Entidades Sociais do Paraná), CVV (Centro de Valorização da Vida) e filiadas (ABAI, AMAI, APMI e Comitê contra a Fome), promovem dia 27 de junho a palestra “Falando abertamente sobre Suicídio”. A palestra será ministrada por Quintino Dagostin, Coordenador e Membro da Diretoria do Centro de Valorização da Vida (CVV).

A palestra sobre Valorização da Vida do CVV é uma ferramenta para informar, conscientizar e sensibilizar pessoas para a valorização da vida numa ação transformadora.
O suicídio encontra-se entre as 10 primeiras causas de morte. O número por suicídios no Brasil aumentou 12% nos últimos quatro anos.  Em 2015, foram 11.736 notificações, antes 10.490 registradas em 2011. Os dados são do primeiro boletim epidemiológico sobre suicídio, divulgados pelo Ministério da Saúde. Devido a isso, anualmente é realizado uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio conhecida como Setembro Amarelo.

Diante das estatísticas, a Vice-prefeita e Secretária de Assistência Social, Rosilene Vonsovicz Weber ressaltou a importância da prevenção ao suicídio “a primeira medida preventiva é a educação: é preciso deixar de ter medo de falar sobre o assunto, derrubar tabus e compartilhar informações ligadas ao tema”.

A palestra é aberta à comunidade.

Centro de Valorização da Vida

O Centro de Valorização da Vida (CVV), fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.

O Centro realiza mais de um milhão de atendimentos anuais por aproximadamente 2.000 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal. Esses contatos são feitos pelo telefone 188 (24 horas), pessoalmente (nos 80 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP e e-mail.

É associado ao Befrienders Worldwide, entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio do Ministério da Saúde.