Prefeitura realiza palestra com tema “Falando abertamente sobre Suicídio”

A Prefeitura de Mandirituba em parceria com o Consesp (Conselho das Entidades Sociais do Paraná), CVV (Centro de Valorização da Vida) e filiadas (ABAI, AMAI, APMI e Comitê contra a Fome), promovem dia 27 de junho a palestra “Falando abertamente sobre Suicídio”. A palestra será ministrada por Quintino Dagostin, Coordenador e Membro da Diretoria do Centro de Valorização da Vida (CVV).

A palestra sobre Valorização da Vida do CVV é uma ferramenta para informar, conscientizar e sensibilizar pessoas para a valorização da vida numa ação transformadora.
O suicídio encontra-se entre as 10 primeiras causas de morte. O número por suicídios no Brasil aumentou 12% nos últimos quatro anos.  Em 2015, foram 11.736 notificações, antes 10.490 registradas em 2011. Os dados são do primeiro boletim epidemiológico sobre suicídio, divulgados pelo Ministério da Saúde. Devido a isso, anualmente é realizado uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio conhecida como Setembro Amarelo.

Diante das estatísticas, a Vice-prefeita e Secretária de Assistência Social, Rosilene Vonsovicz Weber ressaltou a importância da prevenção ao suicídio “a primeira medida preventiva é a educação: é preciso deixar de ter medo de falar sobre o assunto, derrubar tabus e compartilhar informações ligadas ao tema”.

A palestra é aberta à comunidade.

Centro de Valorização da Vida

O Centro de Valorização da Vida (CVV), fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.

O Centro realiza mais de um milhão de atendimentos anuais por aproximadamente 2.000 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal. Esses contatos são feitos pelo telefone 188 (24 horas), pessoalmente (nos 80 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP e e-mail.

É associado ao Befrienders Worldwide, entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio do Ministério da Saúde.

Voltar

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support