Programa Banco da Mulher Paranaense já tem adesão em Mandirituba

Em outubro, o governador Carlos Massa Ratinho Junior apresentou o programa Banco da Mulher Paranaense, iniciativa do Governo do Estado para incentivar o empreendedorismo feminino em todos os setores econômicos, visando gerar mais emprego e renda no Estado.

Em Mandirituba, a linha de crédito já está sendo liberada às mandiritubenses, como é o caso da Zeli Leal dos Santos. Empreendedora no ramo de roupas em Areia Branca dos Assis, atendia em domicílio e há seis meses abriu uma loja física. “Como o negócio está progredindo, ela e a filha Juliana (foto), vieram até a prefeitura em busca de apoio para aprimorar a sua empresa. Depois de receber orientações, trouxe a documentação a aderiu à linha de crédito especial para mulheres oferecida pela Fomento Paraná. Agora com o novo recurso Zeli vai ampliar a sua loja”, explicou o Diretor da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Alex de Paula.

Gerenciado pela Fomento Paraná, o programa oferece financiamentos com taxas de juros mais baixas para apoiar pequenos negócios que tenham mulheres como proprietárias ou sócias. O crédito varia de acordo com o porte do empreendimento e vai de R$ 1 mil a R$ 500 mil, com taxas de juros a partir de 0,98% ao mês no microcrédito e a partir de 0,48% ao mês para micro e pequena empresa. As linhas são voltadas desde empreendedoras informais, autônomas e Microempreendedoras Individuais (MEI), com faturamento anual de até R$ 360 mil, até micro e pequenas empresas com faturamento anual de R$ 360 mil a R$ 4,8 milhões.

O Prefeito Luis Antonio Biscaia ressaltou a importância da linha de crédito. “Hoje muitas mulheres do nosso município buscam independência financeira através da abertura de um negócio. Com certeza esta nova linha de crédito reconhece a importância da mulher e seu espaço no mercado de trabalho”.

Além do crédito, o programa possibilitará o apoio financeiro por meio da participação no risco dos negócios, através do Fundo de Capital de Risco (FCR), que está sendo estruturado pela Fomento Paraná para apoiar startups e empresas de bases tecnológicas.

As mulheres que tiverem interesse em conhecer ou simular a linha de crédito deve comparecer pessoalmente no Posto de Atendimento da Fomento Paraná na Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, na Prefeitura de Mandirituba. Mais informações pelo telefone: (41) 3626-1122 – Ramal 241.