Programa do Governo vai inserir jovens em vulnerabilidade social no mercado de trabalho

A Prefeitura de Mandirituba, através dos Secretários Alex de Paula e Gizelly Leal de Camargo, das secretarias de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho e Assistência Social e Habitação, respectivamente, estiveram no Palácio das Araucárias nesta terça-feira (03), para a cerimônia de lançamento do Programa Cartão Futuro. O Programa é uma iniciativa da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e a Casa Civil do Governo do Paraná.

O objetivo é incentivar as micro e pequenas empresas a contratar jovens aprendizes – e também as grandes empresas a contratar acima do cumprimento obrigatório da cota mínima de 5% determinada por lei federal.  Como estímulo, o governo estadual subvencionará parte dos vencimentos dos aprendizes com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza.

Para Alex de Paula, “a implantação do Programa Cartão Futuro será de grande importância aos jovens de Mandirituba, de 14 a 18 anos, à primeira oportunidade de emprego”. Segundo o Secretário, o Programa tem previsão de iniciar ainda este mês (conforme anunciado pelo Governo) e durante este tempo irá fazer visitas às empresas do município para falar da importância de aderir ao Programa. Alex ainda ressalta que “o Programa vai acontecer de forma integrada com a Secretaria de Assistência Social, a qual administra o Cadastro Único, item este, que é uma condição do jovem aderir. Desta forma, quando o Programa iniciar os jovens que se enquadram no perfil deverão procurar a Agência do Trabalhador para efetuar o cadastro e participar dos processos seletivos das empresas”, explicou.

“Este é mais um grande passo para a Assistência Social do município que vai poder beneficiar os jovens em situação de vulnerabilidade social a ingressarem no mercado de trabalho, dando mais possibilidades de um futuro melhor”, complementou Gizelly.