RUA ÂNGELO PALÚ SOBRINHO

ESCOLA MUNICIPAL BOM JESUS

 

PROJETO: Valorizando Mandirituba

RUA: Décio  Dossi

Turma: Oficina de Arte – 4 e 5 anos

Professora: Daniele Piekarski Claudino

 

HISTÓRICO DR. DÉCIO DOSSI

Texto de Dani  Piekarski baseado na  entrevista realizada pela Professora de  Arte Daniele Piekarski Claudino, com os Alunos dos 4 e 5 anos na Oficina de Arte e Experiências Artísticas da Escola Municipal Bom Jesus.

Entrevistada: Ana Paula Dossi Chemin – filha mais velha.

 

A rua Décio Dossi, está localizada na localidade de Vila São João em Mandirituba Paraná.

Dr. Décio Dossi foi médico em  Mandirituba nos anos 70 e 80. Ele nasceu em 14 de novembro de 1943 em Araçatuba, interior de São Paulo e faleceu num acidente de carro em 29 de julho de 1985, com  42 anos.

Estudou e formou-se na Universidade Federal do Paraná em 1969. Logo depois de formado já veio clinicar em Mandirituba, passou toda a sua vida profissional e foi um dos primeiros médicos da cidade, morava em Curitiba, mas ficava a maior parte do tempo aqui, onde fez muitos amigos.

Era casado com Ana Maria Barbosa Dossi, que era natural de Mandirituba e tiveram 6 filhos, 2 meninos e 4 meninas, uma de suas filhas é a Fisioterapeuta do Hospital de Mandirituba Ana Paula Dossi Chemim, que nos concedeu essa entrevista. Os outros 5 filhos faleceram junto com o pai no acidente, sobrevivendo apenas a mãe Ana Maria e a Ana Paula filha mais velha que na ocasião tinha 11 anos.

Na época não existia o SUS, tinha que pagar as consultas particular, mas para ele não importava se a pessoa tinha ou não dinheiro, ele atendia, internava, pagava  remédio do bolso, até levava para casa no carro dele se precisasse. Era um exemplo de solidariedade, valorizava o ser humano, quase não tinham exames complementares e só no clínico ele conseguia diagnosticar o paciente. Ele trabalhava muito e gostava de crianças.

“Queria se formar em oftalmologia, mas não deu tempo. Foi um medico muito querido por todos da comunidade. Atendi muita gente que foi paciente dele e que diziam que havia salvo a  minha vida da pessoa, sempre contavam  algo bom . Ele era um pai muito amoroso,  um médico dedicado, um esposo carinhoso, um exemplo de pessoa, tinha uma história de amor ao próximo”, relembra sua filha Ana Paula emocionada.

Além dessa rua em nossa cidade, o ambulatório do Hospital tem o seu nome, em Fazenda Rio Grande tem um colégio com o nome dele e também uma rua em Curitiba em sua homenagem, tamanha a sua importância.

O Dr. Decio Dossi nos deixou uma linda história de amor, dedicação solidariedade, num tempo que a vida não era tão fácil e moderno como hoje, mas que o amor ao próximo, a gratidão, falavam mais alto. Seu trabalho e sua vida foram dedicados a nossa população.

 

Ano 2019 – Mandirituba – PR

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support