Secretaria de Saúde intensifica campanha de vacinação contra sarampo em Mandirituba

A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Mandirituba solicita que a população compareça às unidades básicas de saúde para a avaliação sobre a necessidade de realizar a vacinação contra sarampo. Atualmente o município de Mandirituba não possui nenhum caso de sarampo confirmado.

A Secretaria começou a oferecer a “dose zero” contra o sarampo, que é a vacina aplicada em crianças com idades entre 6 meses e 11 meses. A Campanha de vacinação foi intensificada para frear a doença que é altamente contagiosa.

A vacina contra o sarampo é gratuita e faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. A dose zero deve ser aplicada em crianças entre seis e onze meses. A dose número 1 aos 12 meses de vida com a vacina tríplice viral (que previne sarampo, caxumba e rubéola), e a dose 2 aos 15 meses com a vacina tetra viral (que previne sarampo, rubéola, caxumba e varicela/catapora).

A população com até 29 anos deve receber duas doses da vacina. E para as pessoas que estão no grupo com idade entre 30 e 49 anos bastam ter o registro de uma dose são consideradas vacinadas.

Acima dos 50 anos, a vacina é indicada apenas nos casos de bloqueio vacinal após a exposição com casos de suspeita da doença ou confirmados. Pessoas imunodeprimidas, mulheres grávidas e menores de seis meses de idade não devem tomar a vacina. Profissionais da área da saúde devem ser vacinados com duas doses, independentemente da idade.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode evoluir para complicações e levar à morte. Os principais sintomas são febre, manchas avermelhadas na pele do rosto e tosse persistente.

A responsável pela vigilância Epidemiológica de Mandirituba, Claudia Fehlauer, reforça que todas as unidades básicas de saúde estão abastecidas para receber a população que necessita tomar a vacina. Espera-se que ao menos 238 crianças de 06 a 11 meses compareçam nas unidades para receber a dose zero, além das crianças maiores de 11 meses e os adultos que precisam completar sua carteira de vacinação”, ressaltou Claudia.

A PRINCIPAL FORMA DE PREVENÇÃO CONTRA SARAMPO É A VACINAÇÃO.