Tem início hoje (18), a 2ª fase de vacinação contra o sarampo

Casos da doença têm aumentado no Estado

A vacinação é a única forma de prevenir o sarampo, uma doença viral grave com altíssimo potencial de transmissão. Diante do cenário epidemiológico da doença em todo o país, começa na próxima segunda-feira (18) a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo para pessoas com idade entre 20 e 29 anos. Nesta fase, o Dia D acontecerá no dia 30 de novembro, último dia da campanha.

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná – SESA/PR, SINANNET e GAL, até o dia 06/11 foram confirmados 368 casos em todo o Estado. Destes, 195 pessoas pertencem à faixa de 20 a 29 anos.

Os principais sintomas do sarampo são:

febre acompanhada de tosse;

irritação nos olhos;

nariz escorrendo ou entupido;

mal-estar intenso;

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Procure uma Unidade de Saúde mais próxima e proteja-se.

Voltar

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support