Trabalho da Vigilância Sanitária garante qualidade na inspeção de alimentos embutidos

Quem produz e/ou comercializa alimentos se preocupa constantemente com a qualidade dos mesmos. Uma das responsabilidades da vigilância sanitária é justamente prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes da produção e circulação de alimentos.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Sanitária de Mandirituba, além de alimentos, fiscaliza também medicamentos, cosméticos, materiais médicos, clínicas, estabelecimentos de estética, de lazer e de educação entre outros.

As empresas e os produtores de alimentos devem seguir rigorosamente as normas estabelecidas pelos Mistérios da Saúde e da Agricultura.

As indústrias de alimentos do município passam por inspeções constantemente para garantir que os alimentos cheguem frescos e com boa qualidade na mesa do consumidor, como a produção de embutidos, ou seja, as linguiças.

Linguiças podem ser preparadas com carne de suínos, bovinos, caprinos e aves,  tempero e invólucros.

Na linguiça de porco, pode-se usar a carne dos pernis, traseiros e a fralda da costela. Estas, quando chegam do fornecedor, são embaladas e armazenadas em câmara fria, ou freezer, com temperatura rigorosamente controlada. O processo de produção inicia-se com a desossa, sendo, a seguir, moída. Após temperada a carne é colocada na máquina de picar.

Em seguida, é feita massagem na massa até que ela fique bem pegajosa. Esse procedimento provoca melhor absorção dos temperos. Depois disso, a carne deve ficar em repouso por um período de 12 a 18 horas, em embalagem fechada e em temperatura controlada, para que o tempero seja absorvido de maneira homogênea.

O processo de embutir a linguiça começa com a desinfecção cuidadosa dos equipamentos que serão utilizados. Eles podem ser desinfetados com produtos químicos a base de iodo ou cloro e só pode ser feito depois dos equipamentos terem sido bem lavados com detergente momento antes da utilização. Depois desse período, inicia o processo de embutir a massa na tripa suína de diâmetro grosso. Se for o caso, são colocadas no forno para defumação. Por fim, são levadas à sala de expedição onde recebem o selo do S.I.M – Serviço de Inspeção Municipal.