Trabalho da Vigilância Sanitária garante qualidade na inspeção de alimentos embutidos

Quem produz e/ou comercializa alimentos se preocupa constantemente com a qualidade dos mesmos. Uma das responsabilidades da vigilância sanitária é justamente prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes da produção e circulação de alimentos.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Sanitária de Mandirituba, além de alimentos, fiscaliza também medicamentos, cosméticos, materiais médicos, clínicas, estabelecimentos de estética, de lazer e de educação entre outros.

As empresas e os produtores de alimentos devem seguir rigorosamente as normas estabelecidas pelos Mistérios da Saúde e da Agricultura.

As indústrias de alimentos do município passam por inspeções constantemente para garantir que os alimentos cheguem frescos e com boa qualidade na mesa do consumidor, como a produção de embutidos, ou seja, as linguiças.

Linguiças podem ser preparadas com carne de suínos, bovinos, caprinos e aves,  tempero e invólucros.

Na linguiça de porco, pode-se usar a carne dos pernis, traseiros e a fralda da costela. Estas, quando chegam do fornecedor, são embaladas e armazenadas em câmara fria, ou freezer, com temperatura rigorosamente controlada. O processo de produção inicia-se com a desossa, sendo, a seguir, moída. Após temperada a carne é colocada na máquina de picar.

Em seguida, é feita massagem na massa até que ela fique bem pegajosa. Esse procedimento provoca melhor absorção dos temperos. Depois disso, a carne deve ficar em repouso por um período de 12 a 18 horas, em embalagem fechada e em temperatura controlada, para que o tempero seja absorvido de maneira homogênea.

O processo de embutir a linguiça começa com a desinfecção cuidadosa dos equipamentos que serão utilizados. Eles podem ser desinfetados com produtos químicos a base de iodo ou cloro e só pode ser feito depois dos equipamentos terem sido bem lavados com detergente momento antes da utilização. Depois desse período, inicia o processo de embutir a massa na tripa suína de diâmetro grosso. Se for o caso, são colocadas no forno para defumação. Por fim, são levadas à sala de expedição onde recebem o selo do S.I.M – Serviço de Inspeção Municipal.

 

Voltar

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support