JOAQUIM DE ASSIS SOBRINHO

JOAQUIM DE ASSIS SOBRINHO

Professora: Simone Andréia de Assis

Turma: 4º ano D

Rua: Joaquim de Assis Sobrinho

A história do Senhor Joaquim de Assis Sobrinho( nascido em 12/031917 e falecido em 20/06/1993), chamado carinhosamente pelos amigos de “Seu Quinco” acaba se misturando com a história de Areia Branca dos Assis, pois seus pais vieram de Joinville _Santa Catarina e se estabeleceram nestas terras sendo os primeiros moradores da localidade, que por isso, passou a ser assim chamada.

Seu Quinco nasceu e morreu aqui, em uma casa que foi herdada de seu tio Thomas, que ficava próxima ao início da rua. Foi casado com Francisca de Assis (conhecida como Dona Santa) os dois eram primos e tiveram seis filhos: Ari, Afonso, Nercides, Neri, Airton e Elza.

Era lavrador, homem simples e servidor para os amigos.Doou o terreno para a construção de uma das primeiras escolas da comunidade.Fornecia leite de suas vacas para as pessoas mais necessitadas e, inclusive, emprestava seus instrumentos de trabalho como carroça e cavalo para aqueles que precisavam e não tinham. Era comerciante, fazia erva-mate e transportava para Joinville e Curitiba, trazendo em troca produtos que não tinham por aqui, como banana, melado, tecido e calçados. O talento para os negócios foi herdado pelas gerações seguintes, pois os dois maiores comércios dobairro são de propriedade de seus dois netos (Denílson- Supermercado Assis e Janete Supermercado Pereira).

Também acolhia os tropeiros que vinham da Lapa para negociar seus animais, ficava com alguns e amansava para serem usados no trabalho da roça e como meio de transporte e negociavaoutros para complementar o orçamento da família.

Seu Joaquim também foi um grande organizador de corridas de cavalos, inclusive na Rua Principal de Areia Branca dos Assis existiu por muitos anos uma raia de cavalos de corrida, era um grande espetáculo e reunia pessoas de vários lugares. Seu filho Afonso foi jóquei por vários anos ganhando muitas corridas.

Morreu simples como sempre foi a sua vida, deixando muitas saudades e lembranças.Ganhando como forma dehomenagem,a nomeação de uma das principais ruas e da praça da igreja de seu querido bairro Areia Banca dos Assis.