LINO CONSTANTINO MACHADO

LINO CONSTANTINO MACHADO

PROJETO: Valorizando Mandirituba

RUA: Lino Constantino Machado

Turma: 4 ano B

Professora: Daniele Piekarski Claudino (parentesco com Lino)

 

HISTORICO DE LINO CONSTANTINO MACHADO

Texto de Dani  Piekarski baseado na

Entrevista realizada pelas

– Professora de Arte Daniele Piekarski Claudino,

– Professora Célia Bazievicz

com os Alunos do 4 ano B da Escola Municipal Bom Jesus

Entrevistada: Ursulina Oliveira Santos  Claudino  – Tia Lininha – neta de Lino

 

A Rua Lino Constantino Machado está localizada no Bairro Centro em Mandiritba, Paraná.

Lino Constantino Machado era filho de José Custodio dos Santos e Gertrudes Barbosa Leal,  moradores da Fazenda Iguaçu em Fazenda Rio Grande, nasceu em 1883, veio para Mandirituba e casou-se com Ursulina Andrade de Oliveira, tiveram 6 filhos Abílio, Gertrudes, Amélia, Joaquim, José e Raul, faleceu em outubro de 1926.

Na época  Mandirituba era distrito de São Jose dos Pinhais, não tinha escola aqui , Lino, como era conhecido, que era carpinteiro e Joaquim de Oliveira Franco (seu sogro) resolveram fazer uma, construiram  a primeira escola da cidade feita de  madeira.  A escola ficava onde hoje está a Guarda Municipal, mas o prédio já foi sede da Camara de Vereadores e  da Prefeitura. Depois a família de Joaquim doou um terreno, onde foi construído a Escola Estadual Joaquim de Oliveira Franco.

Lino foi o primeiro Coletor, que era quem recolhia os impostos das cidades. Morreu com 43 anos e passou a coletoria para o Joaquim de Oliveira Franco Filho.

Nesse período não tinha eleições com voto como hoje e o então interventor do Paraná, Manoel Ribas o nomeou como Capitão da Guarda Nacional do Brasil em 1911  e o Presidente do Brasil era Marechal Hermes da Fonseca.