Alcides Gomes de Oliveira

Professora: Tatiane Barbosa

Turma: 4º Ano B

Rua: Alcides Gomes de Oliveira

 

Nome: Alcides Gomes Oliveira

Data de nascimento: 26/04/1912

Filiação: Vitalina Gomes e Pedro Gomes.

Alcides Gomes de Oliveira era um senhor alto, claro e de olhos verdes. Casado com Maria de Oliveira. Nascido em Lagoa dos Ferreiras – Mandirituba. Pai de 15 filhos, sendo que 7 morreram ainda quando eram bebes , 21 netos, 40 bisnetos e 8 tataranetos. Trabalhava no DNER nas cidades de Campo Tenente, Ribeirão Vermelho, Mandirituba – Areia Branca dos Assis e Campestrinho e Curitiba – Santa Cândida, fazendo os asfaltos, todos manualmente, sem uso de maquinário, pois não existia na época. Descolava-se para o trabalho em uma caçamba coberta com toldo que transportava todos os funcionários. Trabalhou durante 35 anos, sendo que nunca  perdeu um dia de serviço. Trabalhou em almoxarifado, pois sempre foi um homem de grande confiança.

Prestava ajuda a comunidade aplicando injeções nas pessoas que estavam doentes e não tinham como se locomover até o hospital da cidade. Era responsável também em arrumar o local das votações em tempos de eleição. Construía com suas próprias mãos as cabines de votação e as urnas que eram feitas com caixa de papelão. A votação era toda manual, e nesse dia era ele o responsável pela contagem dos votos. Cantava leilões, preparava os lugares em que eram rezadas as missas, lavava e preparava as batinas dos padres. Servia a igreja com muito amor.

Aos 73 anos de idade morreu vítima de um câncer no esôfago.

A mais ou menos 20 anos, foi dado o nome dessa rua, que antes era a estrada de São Bento do Sul, hoje leva o nome Alcides Gomes. Uma homenagem a grande pessoa que foi esse homem. Ele era muito importante na comunidade por suas boas ações e em ajudar a comunidade, por isso então essa bela homenagem.

Algumas de suas filhas que ainda vivem são: Doralice com 65 anos, Izaltina 83 anos e a Rozir Terezinha de Oliveira França 71 anos de idade. E hoje, dona Rozir, está aqui pra nos prestigiar com essa história de seu pai que muito ajudou o povo, orgulhosa em ter como pai essa grande pessoa que foi seu Alcides Gomes.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support