Francisco de Assis Pereira Magalhães

Professora: Claucinéia Cristiane de Paula com auxílio da Professora Simone Andréia de Assis

Turma: 5º ano C

Rua: Francisco de Assis Pereira Magalhães

 

O senhor Francisco de Assis Pereira Magalhães, conhecido com seu França, nasceu no dia 04 de outubro. Dia de São Francisco de Assis, por isso recebeu esse nome em homenagem ao santo padroeiro dos animais. Foi um dos primeiros moradores da vila, tendo boa parte das terras da cidade, o que fez com que esse bairro ficasse conhecido como Areia Branca do Assis. Sua casa se localizava no início da Rua Luiz de Assis (que era seu filho ).

Onde, hoje se localiza o centro do bairro, ficava seu potreiro, ali ele criava vacas, cavalos, porcos e galinhas para o consumo da família e para comercializar. Era agricultor, e a roça que cultivava, junto com seus filhos, era de aproximadamente 16 hectares. Representando uma grande porcentagem de terra cultivada na vila.

Também, era conhecido por ser um ótimo benzedor, ajudando as pessoas em uma época que não existiam médicos na região. Seus benzimentos eram de grande valia, ameniza as dores de quem o procurava.

Foi casado com Dona Brasília com quem teve 3 filhos: Francisca, Luiza e Nair. Infelizmente sua esposa logo falece. A filha Nair tinha apenas 6 meses quando perdeu a mãe. Por isso e ele se casou com a Dona Elidia Negrele, com a qual teve mais 12 filhos: João, Pedro, José, Luiz, Arlindo, Lorival, Silvio, Raul, Natália, Joana, Antônio e Aurora.

França desenvolveu uma úlcera na perna, que nunca cicatrizou, levando a morte em uma manhã de domingo, exatamente no dia em estava comemorando mais um ano de vida, 04 de outubro de 1.965, enquanto seu filho o ajuda a barbear-se.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support