Leonardo Muchaki

Leonardo Muchaki era filho de poloneses que no ano de 1870 vieram para o Brasil fugindo da guerra, se instalaram em Araucária (Thomas Coelho), depois de algum tempo se mudaram para Marcelino Município de São José dos Pinhais, Leonardo nasceu em 18/08/1899 era agricultor e casou-se com Maria Muchaki, tiveram 11 filhos, 5 homens e 6 mulheres.

No ano de 1950, Leonardo Muchaki resolveu vir com a família para Espigão das Antas, em busca de terras de plantio, na época comprou os terrenos onde hoje estão as construções da prefeitura (escolas, ginásio, parquinho), aos poucos foi fazendo a vida com ajuda da esposa e filhos.

Leonardo foi um homem bom, lutou a vida toda procurando sempre dar o melhor para a família, prestativo sempre ajudou a comunidade, praticou boas ações doando terrenos para o cemitério e escola, e foi no ano de 1980 devido a uma doença pulmonar Leonardo Muchaki acabou falecendo aos 83 anos, deixando a esposa e filhos.

Maria Muchaki foi levando a vida com a ajuda dos familiares, e no ano de 1990 devido a problemas de saúde acabou falecendo aos 82 anos.

Os terrenos ficaram para os familiares, onde nos anos 90 a prefeitura tomou posse de tudo, para ampliar a escola e construir o ginásio de esportes. Alguns anos depois também nesses terrenos foi construída a atual Escola Nossa Senhora do Rocio. A casa de Leonardo muchaki era exatamente onde está o parquinho da escola, o pé de butiá que ali está até hoje foi plantado por Leonardo.

Hoje dos onze filhos que tiveram somente seis estão vivos.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support