Lino Constantino Machado

PROJETO: Valorizando Mandirituba

RUA: Lino Constantino Machado

Turma: 4 ano B

Professora: Daniele Piekarski Claudino (parentesco com Lino)

 

HISTORICO DE LINO CONSTANTINO MACHADO

Texto de Dani  Piekarski baseado na

Entrevista realizada pelas

– Professora de Arte Daniele Piekarski Claudino,

– Professora Célia Bazievicz

com os Alunos do 4 ano B da Escola Municipal Bom Jesus

Entrevistada: Ursulina Oliveira Santos  Claudino  – Tia Lininha – neta de Lino

 

A Rua Lino Constantino Machado está localizada no Bairro Centro em Mandiritba, Paraná.

Lino Constantino Machado era filho de José Custodio dos Santos e Gertrudes Barbosa Leal,  moradores da Fazenda Iguaçu em Fazenda Rio Grande, nasceu em 1883, veio para Mandirituba e casou-se com Ursulina Andrade de Oliveira, tiveram 6 filhos Abílio, Gertrudes, Amélia, Joaquim, José e Raul, faleceu em outubro de 1926.

Na época  Mandirituba era distrito de São Jose dos Pinhais, não tinha escola aqui , Lino, como era conhecido, que era carpinteiro e Joaquim de Oliveira Franco (seu sogro) resolveram fazer uma, construiram  a primeira escola da cidade feita de  madeira.  A escola ficava onde hoje está a Guarda Municipal, mas o prédio já foi sede da Camara de Vereadores e  da Prefeitura. Depois a família de Joaquim doou um terreno, onde foi construído a Escola Estadual Joaquim de Oliveira Franco.

Lino foi o primeiro Coletor, que era quem recolhia os impostos das cidades. Morreu com 43 anos e passou a coletoria para o Joaquim de Oliveira Franco Filho.

Nesse período não tinha eleições com voto como hoje e o então interventor do Paraná, Manoel Ribas o nomeou como Capitão da Guarda Nacional do Brasil em 1911  e o Presidente do Brasil era Marechal Hermes da Fonseca.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support