Maria Gorete Camargo Struzik

Professora Daniele Procópio Dudeck

Turma: 4º ano C

Rua: Maria Gorete Camargo Struzik

 

Biografia de Maria Gorete Camargo Struzik

Maria Gorete Camargo Struzik é filha de Marins e Leonor Camargo e irmã gêmea de Maria Elizete Camargo, nasceu dia 03 de março de 1958 na comunidade Pé de Erva em Quatro Pinheiros, Município de Mandirituba. Depois se mudou para Curitiba no bairro de Pinheirinho.Mais tarde, casada com Luiz Struzik e com seus três filhos: Fabio, Denise e Ana Paula, voltou para o Distrito de Areia Branca dos Assis, Mandirituba.

No lugar aonde veio morar, não existia estrada apenas um carreiro. Então seu esposo providenciou a documentação necessária e pagou a abertura de uma estrada que liga a comunidade até sua casa. Essa rua ficou conhecida como Travessa Struzik. Com o passar do tempo essa rua foi aumentando e hoje ela termina no cemitério de Areia Branca dos Assis.

Em areia Branca dos Assis, Maria Gorete se prontificou a ajudar as pessoas que necessitavam de ajuda, colaborando nas atividades da igreja, trabalhava no centro comunitário, ainda é lembrada hoje pelos moradores como uma mulher muito querida, alegre, humilde e batalhadora.

No ano 2000, com 42 anos de idade, Maria Gorete Struzik foi surpreendida por com uma forte dor nas costas, em pouco tempo foi diagnosticada com câncer no pâncreas e logo veio a falecer.

Sempre lembrada pela comunidade com muito carinho, o vereador Athaydes Alves Moro, apresentou na Câmara de vereadores um projeto para que a travessa Struzik fosse nomeada como Rua Maria Gorete Camargo Struzik.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support