Prefeitura entrega placa em homenagem aos 40 anos da ABAI

Cerca de mil pessoas participaram neste sábado, dia 14, das comemorações em alusão aos 40 anos de fundação da ABAI – Associação Brasileira de Amparo à Infância, em Mandirituba.

Durante o evento, o Prefeito Luis Antonio Biscaia entregou uma placa de bronze em nome da Prefeitura Municipal em reconhecimento ao trabalho de sua fundadora Marianne Spiller. “Esta é uma homenagem da Prefeitura e de todos os mandiritubenses, em agradecimento pelo seu trabalho durante esses 40 anos em nosso município”, salientou o prefeito. Na ocasião, Luis Antonio também agradeceu aos voluntários, comunidades e autoridades pela presença.

A ABAI é uma ONG sem fins lucrativos, localizada no município de Mandirituba. Segundo Marianne Spiller, fundadora da ONG, “a ABAI foi fundada em 1979 por um grupo de suíços e brasileiros sensibilizados com a situação da infância no Brasil. O objetivo é o apoio à causa social e à população excluída pela pobreza”, explica.

Desde o princípio, a instituição manteve seu escopo direcionado para a garantia dos direitos básicos de pessoas e comunidades menos favorecidas, dentro de uma proposta educativa, social e ambiental.

Nessa perspectiva, concebe a criança e o adolescente como sujeitos ecológicos articulando assim, um trabalho socioeducativo por meio de práticas de observação, exploração e cuidado do ambiente e da Natureza.

A ABAI conta atualmente com cinco projetos: Educação Ambiental, Mãe da Mata, Jovem Cidadão, Centro Terapêutico e Migrantes que juntos somam mais de 170 atendimentos, entre crianças, jovens e adultos.

Desde sua fundação a ABAI apoiou e fomentou a agricultura familiar ecológica, com o objetivo de ajudar a fixar o homem no campo e prevenir o êxodo rural. No seu terreno, de 67 hectares, são plantados milho, feijão e várias verduras. “Temos também gado leiteiro, cavalos, galinhas e porcos”, conta Juvenal Rocha, Coordenador da ABAI. Segundo Juvenal, são servidas diariamente 180 refeições, das quais 15% são produzidas na própria comunidade.